sábado, 9 de julho de 2011

Os Shelbys Mexicanos

                    História suprendente da era "Muscle Car", os Shelbys Made in Mexico......







                    Eduardo Velázquez abastado empresário mexicano se inicio em 1965 no mundo das competições automobilisticas após adquirir nos EUA um Mustang Hardtop com a mecânica protótipo do posterior lançamento da Shelby USA, GT-350, carro esse que certamente Ken Miles teria usado em testes de suspenção, aerodinâmica e motor.

                     GT-350 '65 original (Shelby USA)

                     Após essa aproximação original e o sucesso nas pistas mexicanas do carro adquirido do outro lado da fronteira Eduardo começou e vender peças e acessorios Shelby no Mexico, desencadeando assim a contrução sobre licença de Shelbys mexicanos apartir de 1967 na cidade de Nuevo León.








                     Os carros recebiam peças de fibra de vidro, lanternas traseiras especiais, up-grade nos motores como escapes tri-Ys e carburadores quadrijet Holley 750 CFM, tambêm acertos na suspenção com amortecedores Koni e modificações nas barras estabilizadoras, etc.
                     Os blocos utilizados eram os "Windsor", em '67 e '68 com 289 pol³ e apartir de '69 com 302 pol³. As leis do pais exigiam uma nacionalização de no minimo 40% do veiculo, por isso os motores vinham da palnta de Hermosillo, com tapecaria diferente da versão americana e diferencial made in mexico fornecido pela Motorola/Dana.
                     Havia seis cores no catálago, vermelho, branco, preto, ouro, verde e azul.
                     A produção foi limitada, em 67 169 unidades, em 68 203, em 69 306, em 71 foi oferecida uma versão com motor 351 pol³, produzida em torno de 200 unidades (300 com o 302 pol³).

                    
                      A Shelby Mexico, modificou Mustangs 0Km até 1972, ficou em atividade até 1974 modificando Mustangs de perticulares, mas ele não só modificou Mustangs Okm, modificou tambêm Mavericks e Galaxy Continental.
                      O Maverick foi modificado e apimentado no ano de 1972, recebeu Kits aerodinâmicos, uma persiana na vigia traseira, logos Shelby e pelo que apurei um Windsor 351 pol³ de 302 cv (seria então o mais interessante Maverick produzido) com cerca de 300 unidades produzidas.


                     Como considerações finais, os Galaxy foram produzidos na ordem de 750 unidades em 1971 e 1500 em 1972. Os carros eram distribuidos pelos concessionários Ford Mexico. Hoje só há o registro de 3 unidades Mustang Shelby mexicanas, provavelmente há mais algumas não localizadas, mas por enquanto é só probabilidade.



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