Eduardo Velázquez abastado empresário mexicano se inicio em 1965 no mundo das competições automobilisticas após adquirir nos EUA um Mustang Hardtop com a mecânica protótipo do posterior lançamento da Shelby USA, GT-350, carro esse que certamente Ken Miles teria usado em testes de suspenção, aerodinâmica e motor.
GT-350 '65 original (Shelby USA)
Após essa aproximação original e o sucesso nas pistas mexicanas do carro adquirido do outro lado da fronteira Eduardo começou e vender peças e acessorios Shelby no Mexico, desencadeando assim a contrução sobre licença de Shelbys mexicanos apartir de 1967 na cidade de Nuevo León.
Os carros recebiam peças de fibra de vidro, lanternas traseiras especiais, up-grade nos motores como escapes tri-Ys e carburadores quadrijet Holley 750 CFM, tambêm acertos na suspenção com amortecedores Koni e modificações nas barras estabilizadoras, etc.
Os blocos utilizados eram os "Windsor", em '67 e '68 com 289 pol³ e apartir de '69 com 302 pol³. As leis do pais exigiam uma nacionalização de no minimo 40% do veiculo, por isso os motores vinham da palnta de Hermosillo, com tapecaria diferente da versão americana e diferencial made in mexico fornecido pela Motorola/Dana.
Havia seis cores no catálago, vermelho, branco, preto, ouro, verde e azul.
A produção foi limitada, em 67 169 unidades, em 68 203, em 69 306, em 71 foi oferecida uma versão com motor 351 pol³, produzida em torno de 200 unidades (300 com o 302 pol³).
A Shelby Mexico, modificou Mustangs 0Km até 1972, ficou em atividade até 1974 modificando Mustangs de perticulares, mas ele não só modificou Mustangs Okm, modificou tambêm Mavericks e Galaxy Continental.
O Maverick foi modificado e apimentado no ano de 1972, recebeu Kits aerodinâmicos, uma persiana na vigia traseira, logos Shelby e pelo que apurei um Windsor 351 pol³ de 302 cv (seria então o mais interessante Maverick produzido) com cerca de 300 unidades produzidas.
Como considerações finais, os Galaxy foram produzidos na ordem de 750 unidades em 1971 e 1500 em 1972. Os carros eram distribuidos pelos concessionários Ford Mexico. Hoje só há o registro de 3 unidades Mustang Shelby mexicanas, provavelmente há mais algumas não localizadas, mas por enquanto é só probabilidade.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário