quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Opala Especial 2P '72

                   Outro "Ex-Alegrete" aqui no Blog, assim como o Puma GTB S1 '78 já apresentado aqui no GARAGE 75, ele foi meu. Vendi em 2008 para Geraldo Markes, que procurava um carro desse modelo para customizar, levado a Santa Maria, Geraldo agora compartilha com o GARAGE 75 o seu projeto em andamento.

O '72 antes da restauração

                      O Opala se trata de um Opala Especial 1972, exemplar representante do primeiro ano da carroceria  cupê, na versão mais simples do modelo, era o Chevrolet mais barato da linha, lembre-se não havia ainda o Chevette, 4 cilindros (153, bloco vermelho) e câmbio 3 marchas na coluna, e detalhe freio tambor na dianteira.....pura emoção ao dirigir ahahahhhaha.

Durante a restauração

                      O projeto era instalar  um 4100, chegou a adquirir uma Caravan para doar a mecânica, mas como o CONTRAN, digamos,  "ferrou" todo mundo, com a proibição de alteração de potência de mais de 10%, o projeto foi modificado. Agora o motor 153, que era standart, foi modificado para 2750 cc com os pistões de 4 pol do 151, resultando um bom ganho de cilindrada. Alêm dessa alteração o motor ganhou rebaixe do cabeçote de 1,5 milimitros, carburador DFV 446, coletor 4X2, comando 272º, ignição eletrônica e alguns ajustes a mais. Espera-se uma potência de 120 a 130 HP e 26 Kgfm de torque, ou seja muito mais saude que os 80 HP (SAE) originais.


A "doadora" que agora "vive" ahahahhahaha.....


Alteração no "tunel", para câmbio embaixo.

                    O carro ainda não está pronto, mas pelo serviço até agora executado se pode constatar que será um modelo CUSTOM, mas sem deixar o equilibrio e bom gosto de lado, alêm de ser uma unidade com, digamos, "boa saúde".
                     Agradeço ao Geraldo, que sem as fotos e as informações sobre o carro não seria possivel essa postagem sobre, como eu chamo, um  "EX-ALEGRETE".


Ganhando nova cor.



Nos tempos de Alegrete, foto no mesmo lugar do GTB, só que o angulo é diferente.


Se voçê sabe, ou possui algum antigo que era de Alegrete, e quiser colaborar com o Blog, envie um e-mail para canibal75@yahoo.com.br .

2 comentários:

  1. Muito show o opala, engraçado o Brasil é o país que ferra todo mundo, diferente dos EUA que é permitido fazer alterações, aqui só ferram as pessoas, eu queria apenas comentar sobre a alteração de potência, o programa do Luciano Hulk que tem o quadro lata velha fez algo semelhante, pegou um chevette com turbinado e colocou um 6cc mecânica gm, dizendo ele que não se pode ultrapassar 10% do motor original mas pode colocar outro, ficou algo meio maluco na legislação, sei que dos detrans dos estados tem pensamentos diferentes, aqui no RL eu não sei se é permetido, coisa que em SP pode pelo menos o que vejo em programas de restauração de veículos como o lata velha do luciando hulk, mas mesmo assim o opala e o blog estão de parabéns.

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  2. Leonio, eu e uns amigos, nesses dias nós comentava, justamente isso, o despachante do Huck deve ser o MELHOR DO MUNDO !!!!!!!! E oque foi falado no programa não faz sentido nenhum, e ainda "ferrou" o sonho do cara, que era um Chevette Turbo...ahahahaha, sem comentário !!! Agora quanto a resolução do CONTRAN é exagerada ao meu ver, esse negoçio dos 10% não faz sentido, e faz menos sentido ainda não poder trocar o motor em um modelo que vêm com os dois motores...."AH mas o seis cilindros é diferente do 4 cilindro" realmente a fabrica produzirá dois monoblocos, o para o seis e para o quatro ..., realmente, o carro será estruturado diferente aumentando os custos de operação....quanto só o que muda é o,digamos, perifèrico do carro, contando o motor....não faz sentido nenhum, só para quem não conhece carros. Acho que realmente não pode ser livre, mas ao meu ver a interpretação atual é um exagero....resultado disso, que vêm ao que tu falou dos DETRAN....na RACEMASTER aparece os carros turbinados legalizados com a potência alterada, na documentação, em apenas 10% ,isso em SP. No PR eu vi em forus na internet, opaleiros, que consiguiram legalizar assim, deram entrada no motor seis no carro quatro, o motor entrou no prontuario e a documentação ficou com a potência do quatro....questão de interpretação. É o caso desse Opala apresentado aqui, pode ver o Geraldo está sendo o mais criterioso possivel, mas está proibido de trocar a mecanica. Mas para encerrar obrigado pelo elogio ao Garage 75.....abraço !!!!

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