A MG era de sucesso nas pistas de corridas, mas isso não aumentava as vendas da MG Car. E a nova "formação" corporativa a MG, era só um braço da Morris Motors Ltd., as pistas não eram mais um prioridade.
Assim, nessa necessidade, nasceu a nova série "T", sendo o primeiro modelo uma derivação da serie anterior os "Midget".
O TA Midget, era maior 236 cm e bitola 114 cm. Motor 1292 cc (52,4 cv a 5000 rpm) e freios hidráulicos.
TA 1936
Não era um carro especifico de competição, mas para manter a tradição, seis foram montados para isso, tendo sucesso nas pistas. 3003 foram construídos no total.
Havia ainda, a opção de carroceria "aerodinâmica", a Airline Coupe (Construida pela Carbodies de Coventry)
Em 1939, sem alarde surge o "TB", com 2 cv e 200 rpm a mais. Mas é basicamente o mesmo carro.
Poucos foram produzidos.
TB '39
Em outubro de 1945, pouco após o fim da "WW II" é lançado o MG TC, a carroceria é ligeiramente mais larga e a parte elétrica é de 12V, mas basicamente o mesmo TB. Cerca de 10.000 foram construídos, sendo que 2/3 foram exportados, mesmo sendo a construção de todos, mão inglesa.
MG TC
1949, surge a série TD, chassis tipo "Y", e suspensão independente na dianteira. Motor de 1250
cc, e ainda com a possibilidade de se instalar a direção dos dois lados, conforme o mercado, atinge a produção total de 29 664 unidades, a maioria exportada. O TD também manteve a boa reputação da marca nas pistas.
MG TD ainda '53
Mesmo com sucesso da serie,o designer envelheceu rapidamente, e as vendas caíram. Mas agora em um novo contexto pós-guerra a MG iria fazer parte do conglomerado British Motors Corporation (BMC) e essa descartou um novo projeto de dois lugares. Sendo que em '53 surge o MG TF, uma restilização do TD. Em 1954 a linha TF ganha no meio do ano um motor de 1466 cc, e no ano de 55 é logo descontinuado. Inicia a MGA.
MG TF '54
Devido ao sucesso da linha em sua época, a esportividade de dois lugares, somado a dirigibilidade da série, principalmente nos EUA. Foi um carro que inspirou várias réplicas pelo mundo e no Brasil, especialmente duas:
- MP Lafer, com plataforma e mecânica VW ar (TD);
- MG Avallone com mecânica basicamente Chevrolet, e disposição igual ao original, motor dianteiro e tração traseira.
MP Lafer
MG Avallone
Fonte:
- O Carro, fascículo Nº 23;
- Wilkipédia em Inglês;
- Fotos : Google.
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